Passeio pela Sarandi – Ciudad Vieja

Praça-da-independencia
Para começar o passeio eu escolheria a Praça da Independência.

Para começar o passeio eu escolheria a Praça da Independência. Esta praça está localizada no centro de Montevidéu e próximo a outras atrações turísticas. É o cartão postal da cidade. No centro está instalado o Mausoléu de José Artigas. Em volta da praça temos o Torre Executiva, atual sede do Poder Executivo, e o Palácio Estévez e também o  Palácio Salvo que por muito tempo após sua construção foi o edifício mais alto da América do Sul. 

Nessa praça está a Porta da Ciudadela, onde se dá início ao passeio na Sarandi, a principal rua de pedestres, com muitas coisas para ver.

museu-torres-garcia

Começando pelo Museu Torres Garcia onde você conhece as obras de Torres Garcia, um artista uruguaio que fez sua vida artística em Barcelona. Você pode ver também exposições de outros artistas, e comprar alguma coisa na loja do museu. Em frente ao museu, uma street art em homenagem a Torres Garcia.

www.torresgarcia.org.uy/

Logo em seguida está a livraria Puro verso, em um edifício  ‘art nouveau’ de 1917 que,  após uma restauração preservando tudo, tornou-se a Livraria Puro Verso, em 2008. A livraria não é grande, com livros no piso inferior e pela sua escadaria de mármore se tem acesso ao primeiro andar com mais livros e um café lounge, onde você pode tomar um café, fazer um lanche, ou apenas tomar um vinho.

IMG_8982

IMG_8980

Em toda a rua tem um comércio ambulante que vende de tudo, artesanato, brinquedos, livros, antiguidades, mas é um comércio tranquilo, não são agressivos nem barulhentos.

FUENTE_PLAZA_MATRIZ_02

Mais adiante chega-se à Praça da Matriz, onde está a Igreja Metropolitana e o Cabildo, antiga sede do governo colonial. Nesta praça tem também a feira de antiguidades que tem o seu maior dia no sábado, mas nos outros dias sempre tem algumas barracas montadas.

IMG_8629

Após a praça tem o Museu Gurvich, com a vida e obra de José Gurvich. Nele acontecem diferentes atividades artísticas com exposições de arte, seminários, conferências e concertos. Este museu também tem sua própria loja. www.museogurvich.org

escuela pedro figari

Ainda como programa cultural, temos a Escuela de Artes e Artesanias Dr. Pedro Figari, que funciona num edifício de 1867 e hoje é declarado Monumento Histórico Nacional. Nesta escola funciona oficinas e cursos de artes gráficas, cerâmica, ourivesaria, pintura, escultura entre outras artes para jovens e adultos. Pode entrar para visitar ou tomar um café.

A partir da praça da Matriz até a rua Alzaibar, tem vários restaurantes, muitos deles você encontra nos posts anteriores.

Em torno da Sarandi temos muitas outras livrarias, galerias de arte e mais restaurantes, mas falarei em novos posts.

 

 

Deixe uma resposta

seventeen − eleven =